4 de dezembro de 2008

O que são os blogs?

Falando da impessoalidade ou da intimidade que existe em manter um blog é possível dizer que Blogar tornou-se um hábito dominante. Blogar, assim como com outros meios de comunicação na história, faz com que seus pioneiros vejam este ato com enorme desconfiança.
Para os primeiros nessa prática, blogar, há dez anos, significava publicar regularmente atualizações de textos, fotos e vídeos, sobre os próprios blogueiros e seus pensamentos, para alguns poucos amigos e familiares. Hoje, muitos usuários de internet também o fazem, só que podem não considerar isso como blogagem. Em vez disso, eles atualizam seus perfis no Facebook, no MySpace ou em outras redes sociais.
Eles também fazem sua microblogagem, em serviços como o Twitter, que recria o sentimento cru, imediato e intimista dos primeiros blogs. As mensagens no Twitter têm menos de 140 caracteres e respondem à pergunta "O que você está fazendo?". Evan Williams, co-fundador do Blogger - antigo serviço de blogs que agora pertence ao Google, o Wal-Mart da internet - agora administra o Twitter, o que ele entende como o futuro.
Quanto às páginas de blog tradicionais (se é que cabe esse adjetivo), elas tendem, cada vez mais, a pertencer às organizações convencionais de mídia. Quase todos os jornais ou canais de rádio e televisão agora têm blogs e os atualizam mais rapidamente que qualquer blogueiro individual pode conseguir. Blogs profissionais, como o HuffingtonPost.com, para os liberais (com 4,5 milhões de visitantes em setembro), ou o FreeRepublic.com, para os conservadores (com um milhão de visitantes por mês), tiveram um papel fundamental na temporada americana de eleição presidencial, de acordo com a comScore, uma empresa de indicadores on-line. Essas empresas de "novas mídias" estão agora sofrendo com a desacelerada dos anúncios, exatamente como as suas rivais do mundo off-line.
Ao mesmo tempo, empresas que estão bem longe do setor de mídia adotaram a blogagem como uma ferramenta de comunicação e negócios. Estão usando os blogs tanto para passar mensagens ao seu público-alvo quanto como uma plataforma de comunicação interna, para uso dos seus colaboradores. Empresas como Six Appart, que comercializa o Movable Type, o TypePad e outras ferramentas de blogagem, estão vendo essas empresas como seu mercado mais promissor.
Foi-se, em outras palavras, qualquer noção do antigo ato de blogar, entendido como o uso de uma tecnologia, seja revolucionário, subversivo ou, de qualquer modo, especial. Isso, contudo, chateia alguns de seus pioneiros. Está confirmada, entretanto, a idéia de que blogar é útil e versátil. Na sua essência, blog é um sistema de gestão de conteúdo direto, que atualiza mensagens em ordem cronológica invertida (isto é, listando primeiro as mensagens mais novas) e permite a inserção de comentários e outras interações sociais.

Fonte: Vinícius Barbizani

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo AMOR DE DEUS DIVINO...o que é issoooo
quemmmmmm q vai lê tudo isso fora hahahaha nem a pau juvenal

Anônimo disse...

ops:não é fora é foca

MMartinelli disse...

Focaaa..

saudade de você viu??
E aí? Não linkou os nossos blogs ainda pq??
beijooooooo

ps: precisamos conversar.. tenho algumas idéias pra vc..